Atrair Clientes Para Sua Loja de Construção
De fato, de um tempo para cá, os clientes estão bem mais exigentes.
Não basta trabalhar com uma mercadoria de qualidade ou tentar mostrar isso, eles procuram por mais informações, condições de compras acessíveis, uma boa experiência de compra e ainda fazem pesquisas com seus concorrentes, a fim de escolher a melhor proposta de custo-benefício por aquele produto ou serviço.
Por isso, desenvolver estratégias de atração é de suma importância. A partir delas é possível garantir sua vantagem competitiva, pois com tantas ações direcionadas ao público, fica difícil perdê-los para outras empresas do mesmo nicho.
Benéfico é o aumento das vendas.
Com tanto valor oferecido aos consumidores, as chances de converter os orçamentos em novas transações são muito maiores.
Imagine, por exemplo, uma loja de materiais de construção organizada por categorias. Provavelmente, quem entrar lá vai ser atraído pela praticidade em achar o que deseja e se, além disso, tiver outras técnicas de persuasão, a efetivação da compra é certa.
As 10 dicas para atrair clientes para sua loja de construção
A decisão de compra é diretamente influenciada por todas as técnicas de vendas desenvolvidas para abordar novos consumidores. Assim, existem algumas ações certeiras que realmente proporcionam uma experiência agradável a quem está no ambiente. Para saber algumas delas, acompanhe a seguir!
1. As Mídias Digitais e a sua presença on-line
Com o marketing digital você cria um excelente meio para atração. Milhares de usuários estão diariamente à procura de soluções como a sua na internet e, caso os seus produtos ou serviços não estejam entre as pesquisas, muitas vendas serão perdidas.
Estar presente nas redes sociais é muito importante para que os clientes consigam entrar em contato com o seu negócio, sem muita dificuldade. No entanto, sempre atualize suas plataformas com promoções, novidades, conteúdo relevante etc.
Além dessas mídias, o site é primordial, afinal, ele serve como um local onde diversas conversões são feitas, inclusive as de vendas. No mesmo sentido, a página virtual também divulga seus produtos ou serviços, no intuito de aumentar a visibilidade e a relevância da marca.
Você não deve apenas fazer esses investimentos, como também criar uma boa publicidade paga na internet. Essa ação será suficiente para atingir os consumidores que não seguem sua loja de material em nenhum lugar, mas que têm interesse por aquilo que há nela. Ainda, pode-se distribuir panfletos no município ou até mesmo utilizar o marketing boca a boca.
2. Organização da Loja
Entrar em uma loja de material de construção com todas as mercadorias espalhadas e misturadas não é nada encantador. Por isso, tenha um espaço com sinalizações que facilitem o autoatendimento e separe os produtos por setores — um para pisos e lajotas, outro para ferramentas diversas, e assim por diante. Além disso, não se esqueça de colocar os preços em cada um dos produtos expostos.
Outro aspecto a considerar é a fácil circulação na loja, ou seja, mostre nas prateleiras tudo o que você tem a oferecer, mas lembre-se de não atrapalhar a passagem dos clientes pelo ponto de venda.
3. Oferecer aquele bom atendimento
Em todo negócio é preciso que os funcionários estejam extremamente bem informados sobre as soluções vendidas na loja, além de estarem capacitados para prestarem um atendimento que, de fato, ajude a solucionar o problema do cliente.
No mercado de material de construção isso não muda, mas é necessário ter atenção ao diferencial em relação aos outros negócios. Os consumidores dessas lojas, na maioria das vezes, chegam buscando algo que não se sabe o que é, mas com um problema a ser resolvido. Por isso, um suporte que os ajude nesse momento é primordial.
4. Tenha promoções para atrair clientes para sua loja de construção
Uma das alternativas mais antigas para atrair clientes é por meio das promoções. Para tanto, ofereça pequenos descontos, brindes, kits, liquidações ou outras opções, pois as pessoas sempre gostam de ter vantagens na hora de comprar.
Não se esqueça de divulgar essas ofertas especiais nas redes sociais ou outros canais de marketing definidos pela empresa. Ao recorrer às ferramentas on-line, é possível utilizar indicadores que mostrem se a técnica empregada gerou resultados, como a taxa de conversão dos usuários atingidos e as vendas realizadas.
5. Criar um programa de fidelidade
Programas de pontos ou descontos é um ótimo atrativo para fidelizar clientes no varejo e para que eles sempre recorram à sua empresa. Nesse caso, quanto mais compras são feitas, mais pontos se acumulam, além de a pontuação acumulada poder ser trocada por outros produtos ou serviços.
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6. O networking em eventos
Tenha em mente que você deve estar onde seus clientes estão. Isso significa que é muito importante marcar presença em eventos do setor de material de construção, como cursos, palestras, encontros, feiras, convenções etc. Certamente, nessas ocasiões também estarão presentes aquelas pessoas dispostas a conhecer melhor o mercado, mas que se interessam pelos produtos ou serviços que a sua loja oferta.
Além disso, esse tipo de ocasião favorece bastante tanto a prospecção de novos clientes quanto o networking com pessoas influentes — isso amplia ainda mais sua rede de contatos, podendo ganhar algumas indicações valiosas ou até mesmo fazer parcerias de sucesso. De fato, frequentar esses ambientes pode valer muito a pena, uma vez que neles você tem a oportunidade de abrir portas promissoras.
7. Verificar o pós-venda
Se o objetivo da sua loja de material é atrair mais clientes, entenda a importância de fidelizar os que você já conquistou. É isso que faz o boca a boca funcionar a favor do seu negócio. Para tanto, é preciso ter em mente que a venda não acaba quando a empresa entrega a mercadoria.
Nesse sentido, o relacionamento que a loja deve ter com seu público é mais relevante até do que a própria venda. Entretanto, estabelecer um vínculo que vá além da relação comercial não é uma tarefa simples e demanda muito empenho por parte do lojista, principalmente no pós-venda.
Outro ponto relevante são os feedbacks das pessoas, seja presencial ou não. As melhores fontes de informação para que a loja identifique o que pode ser aprimorado são as avaliações dos clientes.
Por isso, após a compra, a dica é solicitar a opinião deles e demonstrar interesse pelo que eles têm a dizer. Além disso, acompanhe constantemente os principais sites de reclamação, porque a boa reputação da marca é fundamental para atrair mais compradores.
Por fim, indicamos que as empresas mantenham contato frequentemente com o público por meio de mensagens instantâneas do WhatsApp Business, e-mails ou telefonemas periódicos. Agir assim, reforça a relação entre cliente e lojista, além de permitir a divulgação de campanhas e promoções.
8. Diversificação dos canais de venda
Se você não quer limitar seu público e muito menos estagnar as vendas, jamais deixe seu negócio preso a apenas uma modalidade de distribuição. A ideia é diversificar os canais de venda, a fim de atrair clientes novos e aumentar o faturamento da empresa.
Nesse contexto, a loja de material de construção que decide adotar uma estratégia mais abrangente oferece aos clientes uma experiência completa, ou seja, o consumidor sente aspectos como imersão e integração durante o processo de compra. Isso quer dizer que as pessoas poderão visitar o ponto de venda e fechar negócio pelo e-commerce, por exemplo.
9. Aproveitar datas especiais
Uma excelente dica para para atrair clientes para sua loja de construção é promover campanhas temáticas. Datas como dia dos pais, natal, dia das mães, dia do consumidor etc. Além de carregarem um apelo sentimental, permitem que lojistas saiam da rotina e criem tipos de abordagem.
Nesse contexto, as possibilidades são enormes. Não só as datas tradicionais devem ser aproveitadas, mas também outras ocasiões importantes, como Copa do Mundo, competições esportivas, marcos históricos, Black Friday, entre outras.
Comercializar produtos específicos e personalizados, criar promoções para essas datas especiais e chamar a atenção para isso são ótimas maneiras de obter um diferencial competitivo e atrair novos consumidores. Porém, para que a estratégia dê certo, é fundamental elaborar ações de marketing também direcionadas especificamente para esses mesmos períodos.
No entanto, se o empreendedor deseja se antecipar às datas importantes, é essencial ter um bom planejamento. Por isso, a dica é montar um calendário com os principais eventos do ano e se basear nele na hora de elaborar as ações comerciais. Além das datas especiais, outro ponto de atenção é a sazonalidade e, por isso, é interessante saber como vender material de construção em período chuvoso, por exemplo.
10. Fazer boas parcerias
Uma grande estratégia é estabelecer parcerias com empresas que ofereçam produtos ou serviços relacionados (mas não concorrentes) ao varejo de material de construção. Especialmente, porque conquistar clientes é algo que tem ligação direta com a credibilidade. Se a sua loja de material tem um empreendimento parceiro, naturalmente, o público dele sentirá que pode dar um voto de confiança para a sua marca.
Essa forma de fazer negócios é muito válida não só para as empresas, como também para sua base de clientes. Afinal, nesse tipo de relação todos saem ganhando com novas possibilidades, confiança e mais informação.
No entanto, não se esqueça que firmar parcerias requer muita responsabilidade, uma vez que o outro empreendimento indiretamente passa a representar a sua loja de material. Assim sendo, como vocês trabalham juntos e compartilham de ideais e compromissos, as imagens podem acabar se confundindo.